Você consome proteína texturizada de soja (PTS)?

03 Abr 2013

A proteína texturizada de soja (conhecida popularmente como “carne de soja) é um alimento muito desnaturado, processado em altas temperaturas e pressão. Não vejo benefícios à saúde, e por ser rica em fatores antinutricionais, depleta nutrientes da dieta, podendo levar a deficiências. Fora toda fermentação que ela causa!

Muitos “novos” vegetarianos acabam optando pela PTS imaginando que ela seria uma alternativa às carnes na dieta, e por associar o conceito de soja como um bom alimento protéico, e também por ser um produto barato e relativamente versátil na cozinha.

Mas geralmente a indústria usa solventes a base de petróleo para obter a PTS, e podem deixar traços disso no “alimento” em si. E muitas vezes usam realçadores de sabor, como glutamato monossódico para dar sabor à “carne de soja”.

O cuidado maior é saber que os substitutos das carnes são os feijões combinados com os cereais. É comum o vegetariano iniciante abusar do consumo de ovos, queijo e até soja com a intenção de ingerir a “proteína que tinha na carne”. Lembre-se que devemos combinar diversos grupos para que uma dieta vegetariana seja segura e super saudável, como deve ser.

Os demais alimentos também são bem conhecidos como parte de uma dieta vegetariana saudável: cereais (de preferência integrais), verduras, legumes, batatas, frutas, condimentos naturais e oleaginosas. Para os que utilizam, no caso dos ovo-lacto-vegetarianos, o cardápio pode contemplar ovos e laticínios magros.

A soja em si, seja ela íntegra e seus derivados, é desnecessária para o vegetariano. Tofu, tempeh, natô, missô, soja em grão, podem ser utilizados, mas a ausência no cardápio também não traria problema algum. Já a PTS, baseado em minha experiência clínica e estudos acerca da soja, dispenso na dieta de todos os clientes.

Pratos ricos em proteínas vegetais para você se deliciar:

Consulte sempre seu Nutricionista!

Comentários

3 comentários

Frente a tantos e ferrenhos interesses econômicos existentes em toda parte, o seu artigo sobre a P.T.S demonstra que você é extremamente corajosa.
Parabens e obrigado por transmitir seus conhecimentos, que é o fruto dos seus esforços, aos leigos.
Bom dia! Conferi meu despontamento com a PTS, sou vegetariana ha 10 anos e sempre fiz uso deste produto por considerá-lo uma opção à carne. Mas agradeço as explicações , com isso vou diversificar minha dieta. Era o estimulo que precisava. Aproveito para perguntar sobre o uso do levedo de cerveja, é benéfico?? E a farinha de glúten seria uma opção ao Pts??? Grata mais uma vez. Deus te abençoe..
Olá Luzia, td bem? Pois é, muitas pessoas ainda valorizam demais a PTS na dieta, e vc consegue boas fontes de proteínas em outros alimentos de origem vegetal dentro de sua dieta. Em caso de dúvidas e ajustes, não deixe ed procurar um Nutricionista.
O levedo de cerveja é uma fonte de vitaminas do complexo B, mas não o acho indispensável na dieta do vegetariano não. Não vejo a farinha de glúten como substituição ao PTS, até porque acho a PTS tão ruim que ela não tem substituição a nada na dieta.
Volte sempre ao canal e aguarde novos vídeos em meu canal youtube.com/nutribruxa.
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