Muitos “novos” vegetarianos acabam optando pela PTS imaginando que ela seria uma alternativa às carnes na dieta, e por associar o conceito de soja como um bom alimento protéico, e também por ser um produto barato e relativamente versátil na cozinha.
Mas geralmente a indústria usa solventes a base de petróleo para obter a PTS, e podem deixar traços disso no “alimento” em si. E muitas vezes usam realçadores de sabor, como glutamato monossódico para dar sabor à “carne de soja”.
O cuidado maior é saber que os substitutos das carnes são os feijões combinados com os cereais. É comum o vegetariano iniciante abusar do consumo de ovos, queijo e até soja com a intenção de ingerir a “proteína que tinha na carne”. Lembre-se que devemos combinar diversos grupos para que uma dieta vegetariana seja segura e super saudável, como deve ser.
Os demais alimentos também são bem conhecidos como parte de uma dieta vegetariana saudável: cereais (de preferência integrais), verduras, legumes, batatas, frutas, condimentos naturais e oleaginosas. Para os que utilizam, no caso dos ovo-lacto-vegetarianos, o cardápio pode contemplar ovos e laticínios magros.
A soja em si, seja ela íntegra e seus derivados, é desnecessária para o vegetariano. Tofu, tempeh, natô, missô, soja em grão, podem ser utilizados, mas a ausência no cardápio também não traria problema algum. Já a PTS, baseado em minha experiência clínica e estudos acerca da soja, dispenso na dieta de todos os clientes.
Pratos ricos em proteínas vegetais para você se deliciar:
- homus pasta de grão-de-bico com tahine
- hamburguer vegan de berinjela, amêndoas e cereais
- quibe de abóbora recheado com tofu e legumes
- torta de quinua recheada
Consulte sempre seu Nutricionista!
Comentários
Parabens e obrigado por transmitir seus conhecimentos, que é o fruto dos seus esforços, aos leigos.
O levedo de cerveja é uma fonte de vitaminas do complexo B, mas não o acho indispensável na dieta do vegetariano não. Não vejo a farinha de glúten como substituição ao PTS, até porque acho a PTS tão ruim que ela não tem substituição a nada na dieta.
Volte sempre ao canal e aguarde novos vídeos em meu canal youtube.com/nutribruxa.