Você já comeu sua maçã hoje?

28 Jun 2010

Branca de Neve e o casal Adão e Eva já conheciam bem essa fruta de alto valor nutricional, que auxilia nas funções digestivas e circulatórias, além de propriedades funcionais muito bem elucidadas na literatura.

Os principais nutrientes da maçã são: fósforo, cobre, potássio, cálcio, carboidratos e vitaminas A, C e as do complexo B.

Uma das substâncias mais importantes da fruta, sem dúvida, é a pectina – um tipo de fibra solúvel que não é digerida pelo organismo, e que facilita a eliminação de toxinas junto as fezes, promove a proteção da parede intestinal e auxilia no tratamento da diarréia, além no controle de ganho de peso.

De baixo valor calórico (em média 60 Kcal em 1 maçã média), ela apresenta uma substância chamada quercetina,  que atua no bloqueio de formação de coágulos sanguíneos que podem levar ao acidente cardiovascular, além de ter efeito antialérgico fantástico.

A maior parte das substancias benéficas à saúde estão concentradas na casca. Portanto, lave bem a maçã e, claro, prefira sempre as orgânicas!

Para diminuir os riscos da ingestão de agrotóxicos, porém, deixo uma dica aqui: mergulhe a fruta bem lavada (chego a usar uma escovinha) em água com bicarbonato de sódio, à venda em supermercados – 1 colher (sopa) do pó para cada litro de água – e deixe por 1 hora. Essa imersão ajuda, mas não elimina 100% na remoção das possíveis substâncias tóxicas.

Boa sugestão para colocar nas lancheiras das crianças, para levar ao trabalho, academia, para comer antes de dormir – assada e salpicada com canela em pó - em saladas de frutas, em chás e sucos verdes, e no preparo de tortas & bolos integrais.

Eu gosto bastante do sabor da maçã verde em saladas também!

Seja saudável: converse com sua Nutricionista e avalie se consome quantidades suficientes de frutas, verduras e legumes em sua dieta!

Experimente:

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