Xô mau hálito!

08 Out 2010

Muitas coisas são muito constrangedoras: uma delas, sem dúvida, é o mau hálito ou halitose.

Além de limpar bem os dentes e escovar a língua (sim, a língua também, a saburra lingual é uma camada branca onde se proliferam bacterias, uma das maiores causas do halitose, e deve ser retirada) sempre devemos buscar a causa do problema, que pode ser de origem estomacal, dentários, uso de medicações (em especial os controlados), jejum prolongado, diabetes descompensada, péssima mastigação dos alimentos (sobram mais alimentos mal digeridos no trato digestório, levando ao ataque maior das bactérias), constipação, ato de fumar, dentre outros.

Alimentos como alho, cebola, pimenta ou qualquer outro com odor forte podem levar a mau hálito.

Com relação aos pulmões e brônquios, existem algumas doenças tais como: bronquite crônica, carcinoma brônquico, bronquiectasias - que causam necroses teciduais e ulcerações, produzindo gases de mau cheiro. Esses gases são liberados na respiração através do ar expirado, causando mau hálito.

Mascar chicletes pode ser algo paliativo, mas a frequência disso pode estimular demais produção de saliva, levando até a dores de estômago, por exemplo. Somente o ato de mastigar sinaliza o organismo que a comida está por vir, mas com o uso de chicletes, você masca, masca, masca, mas a comida não chega ao estômago!

Chás feitos com paus de canela pode garantir um odor muito agradável, e ajudar a combater a halitose. Além disso, a canela possui propriedades antibacterianas! O pó da canela também pode ser acrescido depois do chá  estar pronto. E uma dica que vale testar: suco de melancia geladinho com canela em pó fica uma delícia!

A salsa é uma erva que pode ser coringa no combate ao mau hálito. Pode ser acrescida a sucos, saladas, em cima do feijão, do arroz. Você também pode mastigar a salsa, mas nesse caso, prefiro o manjericão ou folhas de hortelã.

Chá de hortelã com gengibre também pode fazer milagres: para a digestão e também para o combate à halitose. Tome antes das refeições principais e perceba a diferença.

Uma dieta muito restritiva em carboidratos também pode causar ou piorar o problema. Converse sempre com seu Nutricionista caso perceba alguma coisa (ou alguém perceba por você!.
Beba bastante água para ajudar na limpeza geral do organismo, e garanta sempre uma alimentação saudável e uma higiene bucal bem feita.

Consulte seu dentista e Nutricionista regularmente!

Comentários

Ainda não há comentários.

O envio de comentários está fechado.